Por
Manoel Alair Rodrigues da Luz
Principios básicos do treinamento de força e prescrição de exercícios
O treinamento de força, também conhecido como treinamento com pessoas ou treinamento com cargas, tornou-se uma das formas mais conhecidas de exercícios, tanto para o condicionamento de atletas, como para melhorar a força física de atletas.
Os termos cargas, peso e treinamento de força, têm sido usados para descrever um tipo de exercício que requer que os músculos se movam (ou tentem se mover) contra uma força de oposição, normalmente representada por algum tipo de equipamento.

Antes de discutir os principio básicos de treinamento de força é necessário definir alguns termos comumente usados na descrição de programas ou princípios de treinamento de força:
Repetição: Uma repetição é um movimento completo de um exercício normalmente consiste de duas fases: a ação concêntrica do músculo, ou levantamento da carga,e a ação exentrica do músculo, ou retorno do movimento
Série: É um grupo de repetições desenvolvidas de força continua,sem interrupções.Embora uma série possa ser completada com qualquer número de repetições,as série em geral são de uma a 15 repetições.
Repetição máxima: É o número máximo de repetições por série.
POTÊNCIA
Potência e a velocidade em se desempenha o movimento.
Tipos de treinamento de força: A maioria dos atletas pratica treinamento treinamento seu interesse principal não é quanto de peso eles podem levantar,mas se o aumento de força causado por esse treinamento resulta em desempenho melhor em seu esporte.
Pliometria: O termo exercício cíclico de estender e flexionar estar começando a substituir o termo pliometria e descreve este tipo exercício parte natural da maioria dos movimentos.
Ação muscular concêntrica: Quando um peso estar sendo levantado,os músculos envolvimento normal mente estão se encurtando. Isso é denominado uma ação muscular concêntrica.
Ação muscular exentrica: Quando um peso estar sendo abaixado de uma maneira controlada; os músculo envolvidos estão se alongando também de maneira controlada.
Ação muscular isometica: Quando um músculo é ativado e desenvolver força sem causar movimento numa articulação,ocorre uma ação muscular isometrica
Ação muscular voluntarias: Ação muscular voluntaria é máxima parecem ser a maneira mais efetiva para melhora a potencia muscular.
Prescrições individualizada de exercício: Os programas no futuro serão completamente individualizados. Isso irá favorecer as adaptações ótimas de treinamento.Além disso,pesquisas tentando identificar diferença em programas deverão ser conduzidas por período mais longos de tempo (mais de 6meses).
FLECK,SCEVEN J. Kraemer , trad cecg Ramires Maduro, 2ed-Porto Alegre :Editora Artes Medicas Sul LTDA ,1999.
Treinamento de força: Em termo simples,força e a capacidade de aplicar impulso.
Seu desenvolvimento deve ser a preocupação primária de todo aquele que procura melhorar o desempenho de um atleta apesar dos atletas que se preparavam para competir nos jogos Olímpicos usarem formas primitivas de desenvolvimento de força ainda há muitos treinadores que não aproveitam de as vantagem de benefício impulso.
Força como uma característica mecânica: É possível determinar a força pela direção,magnitudae ou ponto de aplicação. De acordo com Segunda ma lei da inércia de Neruton a força é igual a massa (m) vezes o aceleração (a)como a seguir:
F=m.a
Métodos de treinamento de força: O desnvolvimento da força tornas,dependendo das características do desporto.Alguns desportos requerem mais potência, outro mais resistência muscular porque a duração da atividade e longo.Assim não existe um método que servirá para as necessidade de todos os desportos.
Bompa Tudor O. Periodização: teoria e Metodologia do treinamento,Tudor O.Bompa : (tradução de Sergio Roberto Ferreira Batista)