PERIMETRIA CORPORAL
Por Rodrigo Gonçalves Alves
Circuferências Corporais
Medidas que determinam os valores de circunferências de um segmento corporal perpendicular ao eixo longitudinal do mesmo segmento.
Essas medidas nos permitem detectar assimetrias musculares, bem como, com a seqüência das reavaliações e a associação dos dados da composição corporal, a variação da massa muscular em resposta ao treinamento.
A IMPORTANCIA E FINALIDADE DA PERIMETRIA CORPORAL
As medidas mais utilizadas favorecem a sua aplicação dentro do ambiente da academia, porque não necessitam de equipamento sofisticado. O peso corporal, a estatura, o diâmetro ósseo, perimetria e a composição corporal são as mais utilizadas. Para a musculação, as medidas mais utilizadas são as perimetrias (correspondem as circunferências).
As alterações nas circunferências durante o treinamento indicam o desenvolvimento no treinamento, enquanto a composição corporal transforma em números a quantidade de gordura corporal e massa magra. Normalmente, as medidas são realizadas de dois em dois meses ou de três em três. No final de cada ano, pode-se relacionar a fase do treinamento com o período de maior ganho do aluno.
Para o desenvolvimento de avaliações mais criteriosas sobre os efeitos de qualquer tipo de atividade física, acompanhada ou não de uma dieta alimentar, existe a necessidade de fracionar o peso corporal em seus diferentes componentes na tentativa de analisar, em detalhes, as modificações, ocorridas.
PONTOS AVALIADOS
Na perimetria, os pontos a serem mensurados são tórax, tórax expandido, braço, cintura, quadril. Na composição corporal são tricipital, peitoral, abdominal, panturrilha e coxa.
PROCEDIMENTOS E PONTOS AVALIADOS
Pescoço: abaixo da glote;
Ombros: sobre o terço médio dos deltóides médios;
Braços: pode ser medido de duas formas:
*relaxado -com o braço ao lado do corpo relaxado e um pouco abduzido ou mão na cintura, circundar a fita a nível do ponto meso-umeral ou de maior perímetro;
*contraído - flexionado a 45 graus com os cotovelos à altura dos ombros contraindo o bíceps, sobre o ponto de maior perímetro.
Antebraço: estendidos ao longo do corpo e palmas das mãos para cima ou mãos na cintura, sobre o ponto de maior perímetro;
Punho: Braços ao longo do corpo, palma da mão voltada para frente e relaxada, colocar a fita métrica ao redor do punho nos processos estilóides radial e ulnar;
Tórax: mãos na cintura-podendo medir inspirado, expirado e normal
Homens: sobre a linha dos mamilos;
Mulheres: sobre a linha sub-axilar;
Cintura (apenas mulheres): sobre o ponto de menor perímetro;
Abdômem: sobre a cicatriz umbilical. (alguns indivíduos apresentam um maior acúmulo de gordura abaixo do umbigo, nestes casos passa-se a fita métrica imediatamente acima dos espinhas ilíacas antero-superiores);
Quadril: sobre o trocânter maior de cada fêmur;
Culotes (apenas mulheres): abaixo da dobra glútea;
Coxas (contraídas):
Homens: 10 e 20 cm -medir a partir da borda superior da patela
Mulheres: 10 e 25 cm - medir a partir da borda superior da patela
Panturrilhas: com os pés ligeiramente afastados, distribuindo o peso do corpo entre ambas as pernas medir no ponto de maior perímetro.
MÉTODO PARA MEDICÃO
Utilizar uma fita métrica flexível sem apertar ou comprimir a gordura ou pele e o testado deve usar roupas de ginástica ou bikini. Tomar a medida da circunferência do maior volume do quadril (pode ser quadril, nádegas ou pernas), com o indivíduo de pé relaxado; Tomar a medida da circunferência do Abdômen, ao nível do umbigo, sem contrair a barriga.
Teste de Perimetria
Essa assimetria merece uma atenção especial, sendo necessário um período de trabalho na sala de musculação, para acelerar sua correção; o que não contra-indica a continuação de de sua(s) atividade(s) atualmente praticada(s).
Foi observado assimetria moderada nos perímetros de Coxas Superiores ; provavelmente causada por diferenças na solicitação diária em situações de trabalho e lazer. É esperado que desapareçam ou retornem aos níveis de normalidade com a prática orientada e contínua de atividade física.
Foi observado uma redução no(s) perímetro(s) de : braço esquerdo, coxa superior esquerda, coxa superior direita; que associada ao aumento de sua MCG, indica uma SIGNIFICATIVA redução do volume muscular nesse(s) segmento(s).